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AUTO-ESTIMA


Administrador MFPV | 28 julho, 2015

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AUTO-ESTIMA

Auto-estima é um termo que ouvimos em diversas situações do nosso cotidiano. Vejamos o significado das palavras ”Auto”: vem do grego autós que significa: eu mesmo, por si mesmo e “estima”: sentimento de valor atribuído a alguém ou valor dado a alguma coisa, apreço, consideração. Sendo assim a auto-estima pode ser entendida como o que EU penso e sinto sobre mim mesmo. Ela está associada a minha maneira de ser, de quem sou, do conjunto de traços corporais, mentais, espirituais que forma a personalidade.

A auto-estima caminha de mãos dadas com a auto confiança e o auto respeito por si próprio, pelos limites, crenças e valores. Ela nos garante sermos nossa própria referência, sendo construída a partir do conceito de quem somos, transmitida pelas pessoas que nos cercam, sobretudo a partir de nossa infância. Este conceito vai sendo internalizado ao longo da nossa vida e chegamos à idade adulta com uma visão positiva, negativa ou deturpada de nós mesmos.

Uma verdadeira auto-estima é construída de dentro pra fora, o sentimento positivo que temos de nós mesmos tem que vir de dentro. A autenticidade também é parceira auto-estima, a opinião dos outros deve ser apenas conseqüência.

A pessoa com a auto-estima elevada sente-se confiante perante a vida, reconhece-se merecedora do que tem e do que está por vir, é capaz de lidar positivamente com os desafios da vida, conseguindo fazer dos obstáculos um estímulo para superação. Já a pessoa com baixa auto-estima sente-se inadequada à vida, errada como pessoa, fracassada e incompleta, tem a vida permeada de sentimentos negativos.

A nossa auto-estima precisa ser equilibrada: nem alta, nem baixa, para que saibamos lidar com os nossos limites e fracassos, desenvolver relacionamentos sadios e uma auto-imagem correta, sem depreciações nem elevações

Há casos de pessoas que aparentam ser seguras, mas na realidade o sentimento é de inadequação e tristeza. Para preencher as expectativas dos outros, fazem coisas que não querem e não acham boas para si próprias, e falham em relação a elas próprias. Isso pode gerar um sentimento de vazio.
Dicas para ter uma auto-estima equilibrada:

 Trabalhe a sua auto-valorização, entenda que o seu valor não está no que você faz ou tem, está em você, no seu ser pessoa, com tudo o que você é, seu temperamento, seus dons e talentos;
 Procure identificar quais são as suas qualidades e não só os seus limites e defeitos. Aprender a lidar com os nossos limites, entender que ninguém é perfeito, que todos nós temos defeitos e qualidades, é fundamental para uma auto-estima equilibrada.
 Não se cobrar tanto, não cobre tanto do outro. Seja paciente com os seus limites e com os limites dos outros;
 Aprenda a aceitar-se como você é. Nesse processo, aprender com as experiências vividas, com os erros e fracassos é fundamental;
 Pratique atividades físicas, elas aumentam o fluxo de sangue no cérebro, melhora os níveis de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar, aumenta a capacidade de lidar com problemas e recuperar a auto-estima;
 Faça coisas simples no seu cotidiano que você gosta, aumentando a sensação de bem estar;
 Disponha de um tempo para você, cuide do seu corpo, da sua imagem, da sua saúde;
 Tenha uma correta auto-valorização, lidando com os limites e fracassos;
 Seja consciente, usando de maneira adequada sua capacidade de pensar, faça escolhas;
 Tenha fé e se relacione com Deus, estudos científicos comprovam que cultivar a sua fé traz benefícios para a saúde, proporcionando mudanças hormonais, nos sistemas imunológico e nervoso autônomo, melhorando batimentos cardíacos, pressão sanguínea e estresse;
“Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim o mundo fica de bem com você, o mundo exterior reflete o universo interior” (Mahatma Gandhi)

Vilma Marcelino Silva
Psicóloga

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